
Turistas, moradores e visitantes agora têm mais um motivo para guardar na memória e incluir no roteiro de visita a Nazaré da Mata, Capital Estadual do Maracatu Rural, na Zona da Mata Norte do Estado.. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, inaugurou nesta sexta-feira, 13, dia de abertura oficial do Carnaval, um megamural temático que passa a integrar o cenário fixo do anfiteatro do Parque dos Lanceiros, na área externa do equipamento.
A obra é assinada pelo artista visual Tony Artes, de 36 anos, morador do município, e presta homenagem aos 19 grupos de Maracatus de Baque Solto da cidade, que mantêm viva uma das manifestações culturais mais emblemáticas de Pernambuco.
O painel, que levou aproximadamente 60 litros de tinta, retrata o rosto de um caboclo de lança, personagem central do Maracatu Rural. Símbolo de força, proteção e ancestralidade, o caboclo se destaca nos cortejos com sua gola bordada, cores vibrantes, lança ornamentada com fitas e a tradicional máscara.
A ilustração, que tem as dimensões de 12 metros de altura e 18 de largura, busca representar a identidade afro-indígena da Zona da Mata Norte e sintetiza a estética e a resistência dessa tradição reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Produzido em diversos tons de tinta, o megamural foi executado ao longo de aproximadamente 15 dias, com média superior a 10 horas de trabalho diário. Suas dimensões impressionam e ocupam toda a parede de fundo do anfiteatro do Parque dos Lanceiros, reforçando o impacto visual da obra no espaço público.
Pensado também como espaço instagramável, o local se torna opção para fazer aquela selfie, gravar vídeos, reunir amigos e familiares e registrar a passagem pelo Carnaval. Posicionada na área externa do parque, a ilustração pode ser vista como um verdadeiro cartão-postal urbano, tanto para quem chega à cidade quanto para quem trafega pela BR-408, ampliando a visibilidade da identidade cultural nazarena.
Com dimensões grandiosas e forte apelo simbólico, a obra desponta como uma das maiores telas a céu aberto da Mata Norte pernambucana dedicadas ao Maracatu Rural.
O novo painel passa a compor oficialmente o cenário das apresentações culturais e shows do Carnaval, transformando o Parque dos Lanceiros em ponto permanente de visitação e símbolo visual dos Maracatus de Baque Solto de Nazaré da Mata.