Prefeitura de Nazaré da Mata realiza pagamentos antecipados dos cachês dos maracatus de baque solto

Tags: ,
Publicado em 28 de fevereiro de 2025, por Ascom . | Categoria: Carnaval 2025
Foto: Silla Cadengue

A prefeita de Nazaré da Mata, Adriana Andrade, celebrou, em vídeo publicado nas redes sociais, na noite desta quinta-feira (27), o pagamento dos cachês dos 18 grupos de maracatus de baque solto que vão participar dos desfiles carnavalescos deste ano, na segunda-feira (1º). 

O valor foi repassado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Finanças, em parcela única para cada agremiação. 

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em valorizar a cultura local e seus protagonistas, como folgazões, brincantes e fazedores de alegorias, além de impulsionar a economia criativa da cidade.

O maracatu rural, ou de baque solto, é uma brincadeira que exige dedicação e investimento durante todo o ano. Homens e mulheres, muitos deles cortadores de cana, trabalhadores da lavoura, domésticas e outros profissionais, dedicam-se à confecção de fantasias, adereços e alegorias, esperando ansiosamente pelo Carnaval para brincar e, ao mesmo tempo, receber uma ajuda financeira que possibilite reinvestir na tradição.

“É uma alegria poder garantir o pagamento dos cachês dos nossos maracatus. Sabemos da importância desses grupos para a cultura e a identidade de Nazaré da Mata. Além de valorizar nossos artistas, estamos contribuindo para o fortalecimento da economia local, já que muitos insumos são adquiridos aqui mesmo, no comércio da cidade”, destacou a Chefe do Executivo Municipal.

A gestão municipal reconhece que é preciso fazer mais, principalmente no que diz respeito ao valor dos cachês, que ainda não refletem plenamente a grandiosidade e o esforço envolvidos na brincadeira.

“Sabemos que o maracatu rural é uma manifestação cultural cara, que exige muito dos brincantes. Por isso, estamos empenhados em buscar mais recursos e parcerias para ampliar esse apoio nos próximos anos”, afirmou a prefeita.

Neste ano, o evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Secretaria de Cultura e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). 


DESTAQUES


INFORMATIVOS


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



QUADRO DE AVISOS