Nazaré da Mata firma aliança com programa ambiental e se integra à nova política de resíduos sólidos em Pernambuco

Tags:
Publicado em 16 de abril de 2025, por Ascom . | Categoria: Destaque
Adesão ao Recicla+Pernambuco insere Nazaré da Mata no maior esforço estadual para qualificação da gestão de resíduos, com foco em reciclagem, inclusão social e justiça ambiental.

A Prefeitura de Nazaré da Mata deu mais um passo firme na consolidação de uma gestão comprometida com o meio ambiente e a inclusão social. O município aderiu oficialmente ao Recicla+Pernambuco, maior programa estadual voltado à política pública de resíduos sólidos, lançado nesta terça-feira (15/4), no Palácio do Campo das Princesas, com a presença da prefeita Adriana Andrade Lima e da governadora Raquel Lyra.

“Assumimos um compromisso com o presente e com o futuro. Vamos avançar em uma gestão ambiental responsável, que gere impacto positivo na vida das pessoas e ajude a construir um município mais limpo, justo e sustentável. A adesão a esse projeto é parte do que defendemos desde o primeiro dia de governo”, afirmou a gestora municipal, destacando que a pauta ambiental é um dos pilares da nova gestão municipal.

O Recicla+Pernambuco é uma iniciativa do Instituto Recicleiros em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE). O projeto tem como meta qualificar gestores públicos, fomentar a coleta seletiva e reciclagem nos municípios e promover a inclusão socioprodutiva de catadoras e catadores de materiais recicláveis.

“Estamos levando desenvolvimento a todos os municípios de Pernambuco e isso também passa pela proteção do meio ambiente. O projeto assegura melhorias ambientais e também nos índices de saúde municipais. Ele também vai incluir os catadores de materiais recicláveis, que terão direito a um rendimento digno e outros benefícios”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Com duração de cinco anos, o projeto oferece capacitação por meio da Academia Recicleiros do Gestor Público, além da implantação de quatro Unidades de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMRs) em cidades selecionadas. As ações incluem campanhas de engajamento da população, apoio técnico, estruturação das cooperativas e formação socioprofissional para catadores. A expectativa é que até 200 trabalhadores e suas famílias sejam diretamente beneficiados.

A adesão de Nazaré da Mata reforça o alinhamento da cidade com as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil na agenda climática. Em preparação para a COP 30, que será realizada em 2025 no país, o município mostra que mesmo no interior, é possível adotar práticas modernas, responsáveis e de impacto global.

O financiamento do programa será realizado por meio de R$ 21 milhões do Governo do Estado, além de R$ 9 milhões captados pelo Instituto Recicleiros, via parcerias com a iniciativa privada, fundos de apoio à reciclagem e leis de incentivo.


DESTAQUES


INFORMATIVOS


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



QUADRO DE AVISOS