A partir desta sexta-feira (11/4), a Prefeitura do Recife inicia uma ação inédita de apoio a comerciantes informais e pequenos empreendedores da cidade. Vendedores de pipoca, artesãs, boleiras, maquiadoras, manicures, costureiras e prestadores de serviços em geral vão receber orientações gratuitas diretamente em casa, por meio de uma parceria entre a Sala do Empreendedor de Nazaré da Mata e o Sebrae Pernambuco. A iniciativa faz parte da agenda dos 100 primeiros dias da gestão da prefeita Adriana Andrade de Lima, que aposta na valorização da economia popular como motor de desenvolvimento local.
Durante três dias, incluindo a segunda-feira (14/4) e terça-feira (15/4), sete consultores especializados nas áreas de comércio e vendas, contratados pelo Sebrae, estarão circulando por toda a cidade em duplas, abordando empreendedores informais como vendedores de espetinho, lanches, cachorro-quente, água de coco, pães, doces, costureiras, entre outros, que comercializam produtos e serviços de forma autônoma. O objetivo é orientar sobre estratégias de vendas, controle de caixa, formalização de empresas, uso de redes sociais para divulgação e formas de aumentar a produtividade e os lucros.
“Queremos que essas pessoas que trabalham na informalidade ou que já tenham seu empreendimento compreendam o valor do seu trabalho e saibam que é possível crescer com o suporte e orientação correta”, afirmou a prefeita do município, que vem acompanhando a atuação dos consultores na cidade.
A proposta também visa incentivar a formalização como Microempreendedor Individual (MEI), o que garante acesso a benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, direito à licença-maternidade, além da possibilidade de emitir nota fiscal, participar de licitações e obter crédito com juros mais baixos.
“Essa iniciativa é considerada um marco dentro da nova política pública municipal voltada ao empreendedorismo na Capital Estadual do Maracatu Rural Estamos abrindo um caminho para um modelo de desenvolvimento que reconhece e apoia os pequenos negócios como motor da economia local” destacou a coordenadora da Sala do Empreendedor em Nazaré da Mata, Michele Santana.
Sobre a Sala do Empreendedor de Nazaré da Mata – É um serviço gratuito da Prefeitura em parceria com o Sebrae – PE, que oferece serviços essenciais para quem trabalha por conta própria e quer regularizar ou organizar o seu negócio. O atendimento acontece na Sala do Empreendedor, localizada na Rua Oswaldo Neves Maranhão, no Centro.
No local, os autônomos podem abrir ou fechar o MEI, atualizar seus dados, emitir o boleto mensal (DAS), aprender a emitir nota fiscal e fazer a declaração anual. Também há orientação sobre crédito para quem precisa de apoio financeiro. Os serviços são gratuitos e voltados para facilitar a vida de quem deseja empreender com segurança. Para mais informações, basta acessar https://www.instagram.com/Saladoempreendedorpmnm/