O sábado de Carnaval em Nazaré da Mata, tradicional sábado de Zé Pereira, dia (1º), foi marcado por muita música, cores e alegria, com shows que animaram o público no palco principal da cidade. A noite foi comandada pela Banda Owerdose, que levou seu repertório animado ao público, seguida pelas apresentações da cantora Fabiana Santiago e do carismático Rogerinho Som, que garantiu a animação até altas horas.
No entanto, o momento mais emblemático da noite foi a entrega das chaves da folia momesca ao primeiro reinado LGBTQIA+ da cidade, em mais de 190 anos de tradição. Lohanny Lavih, coroada como a primeira rainha trans do Carnaval nazareno, e Henrique Abravanel, eleito Rei do Carnaval 2025, receberam o símbolo máximo da festa das mãos da prefeita Adriana Andrade Lima, em uma cerimônia emocionante no palco Pernambuco País.
A prefeita destacou a importância do momento para a cultura local, afirmando: “Hoje, Nazaré da Mata escreveu uma nova página em sua história, celebrando a diversidade e mostrando que o Carnaval é de todos e para todos”.
Além dos shows, também tomaram conta das ruas, mantendo viva a cultura popular que faz do Carnaval de Nazaré da Mata foi o Bloco da Véia, que desfilou pela primeira vez na Zona Rural, animado pela Orquestra Revoltosa. Outra importante estreia foi o Bloco de Mainha, que levou uma multidão atrás do trio elétrico e da Banda Silvan Silva.
Fotos: Eduardo Olivieira