Poeta Mauro Mota é celebrado em escolas municipais de Nazaré da Mata

Tags: , ,
Publicado em 28 de março de 2025, por Ascom . | Categoria: Destaque
Grupo de estudantes da Escola Municipal Edite Correia de Souza, Nazaré da Mata – PE

Durante sete dias, entre 14 e 21 de março, a poesia deixou de ser apenas conteúdo de aula e se tornou protagonista nas atividades escolares da rede pública de ensino em Nazaré da Mata, município da Zona da Mata Norte de Pernambuco. A Semana da Poesia teve como homenageado o poeta Mauro Mota (1911-1984), nascido na cidade, propôs uma imersão na leitura, escrita e interpretação de textos poéticos com base em uma abordagem interdisciplinar.

A programação fez referência ao Dia Mundial da Poesia, comemorado em 21 de março e instituído pela Unesco em 1999, como forma de celebrar a diversidade linguística e os movimentos poéticos globais. Também rememorou o Dia Nacional da Poesia, marcado no Brasil em 31 de outubro, data de nascimento do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, oficializada por meio da Lei nº 13.131, de 2015.

A homenagem a Mauro Mota — autor de obras como O Galo de Bronze e ocupante da cadeira nº 30 da Academia Brasileira de Letras — norteou as atividades pedagógicas, que incluíram leitura e análise de poemas, estudos biográficos e reflexões sobre o contexto histórico e social da produção literária. A proposta esteve alinhada ao Currículo de Pernambuco e buscou desenvolver competências de linguagem nos estudantes, valorizando, ao mesmo tempo, a cultura local.

Segundo a secretária municipal de educação, Domitila Planta, as escolas foram tomadas por debates sobre a importância da educação como espaço de formação humanística. “Foi uma semana de reconhecimento e de encantamento. A poesia chegou até as crianças como um instrumento de expressão, afeto e descoberta do mundo”, afirma.

Entre as ações realizadas, os alunos participaram de leituras dirigidas, produção de textos, apresentações em saraus e pesquisa sobre autores clássicos e contemporâneos. O trabalho também envolveu a distinção conceitual entre poema — enquanto gênero textual estruturado — e poesia, compreendida como elemento sensível e estético que desperta emoções e múltiplos sentidos no leitor.

A escolha de Mauro Mota como figura central do evento também teve como objetivo ser um gesto de reafirmação identitária. Natural de Nazaré da Mata, cidade reconhecida como Capital Estadual do Maracatu Rural e de outras expressões populares do Estado, Mota construiu uma obra marcada por uma profunda ligação com o Nordeste, tanto em linguagem quanto em temática.

 


DESTAQUES


INFORMATIVOS


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



QUADRO DE AVISOS