Estação ferroviária centenária de Nazaré da Mata será transformada em praça pública

Tags: ,
Publicado em 27 de setembro de 2025, por Ascom . | Categoria: Destaque

A Prefeitura de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, anunciou na terça-feira, 23 de setembro, a construção da primeira praça pública de sua nova gestão no entorno da antiga Estação Ferroviária, inaugurada em 1882 e desativada desde 2009. O prédio histórico será preservado, enquanto a área ao redor das antigas linhas férreas ganhará um novo equipamento de lazer para atender à população de áreas vulneráveis da cidade.

A prefeita Adriana Andrade Lima afirmou que a obra simboliza a reconstrução pela qual a cidade vem passando. “Estamos felizes de, em tão pouco tempo, podermos tirar do papel um sonho antigo dos moradores que conviviam com esse cenário de abandono, diante de um patrimônio arquitetônico e histórico de nossa cidade. Este é apenas o começo de muitos outros trabalhos e obras que estão por vir “, comemorou a gestora municipal. 

O novo projeto prevê a construção de uma praça com 1.200 metros quadrados de área, ou seja,  o equivalente a quase dois campos de futsal. Ao todo, a obra deve receber um investimento de R$ 396 mil (trezentos e noventa e seis mil reais), oriundo de emenda parlamentar do deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE).

O espaço será erguido no acesso ao bairro do Alto da Boa Vista, beneficiando diretamente os moradores da Vila Madalena, Costa Porto, Alto da Boa Vista, Loteamento Pedregulho e Laurindo Teobaldo. 

Entre as estruturas previstas estão bancos em áreas sombreadas, iluminação em LED, parquinho infantil,  e arborização planejada.

Dessa forma, a área que durante décadas abrigou trilhos e vagões de trem se transformará em ponto de encontro e convivência para a população, sem abrir mão da preservação do prédio histórico da estação, que segue como referência da memória urbana de Nazaré da Mata.

Com prazo de execução de até três anos, a obra marca o início da política de valorização de espaços públicos do novo governo municipal e simboliza a união entre reconstrução urbana e preservação histórica. Nazaré da Mata conta com uma importante história cultural e urbanística. 

“Poder trazer essa obra para próximo do povo, e da antiga Estação Ferroviária, será de um valor incalculável para o nosso município, que ruma aos seus 200 anos, buscando preservar a memória cultural, e garantindo qualidade de vida” destacou o Secretário de Cultura e Turismo da Capital Estadual do Maracatu Rural. 

Sobre a Estação Ferroviária de Nazaré da Mata – O equipamento, destinado ao transporte de passageiros e porta de entrada e saída para o desenvolvimento local e cultural, foi construído no século 19. A ferrovia, que passava pelo local, ia do Porto do Recife, passando por Carpina, Limoeiro chegando até o Estado vizinho  da Paraíba.

Nos anos 1940, passou a se chamar Estação Nazaré da Mata e funcionou como ponto de chegada e partida de  mercadoria, como açúcar, algodão e de calçados, já que a Capital Estadual do Maracatu tinha uma forte tradição de produção e de economia nesses segmentos. 

Toda sua importância se deve às diferentes companhias que administram o local ao longo do tempo, a exemplo da empresa inglesa Great Western Railway (1882-1950), a Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975) e a estatal RFFSA (1975-1996), que teve papel central no desenvolvimento econômico e social da região.

Com a desativação das linhas, o prédio entrou em decadência e, desde 2009, permanece abandonado, tornando-se símbolo do descaso com o patrimônio ferroviário brasileiro.


DESTAQUES


INFORMATIVOS


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



QUADRO DE AVISOS