Carnaval de Nazaré da Mata lança tema da folia 2025: ‘O Som do Maracatu é o Coração de Nazaré’

Tags: ,
Publicado em 16 de fevereiro de 2025, por Ascom . | Categoria: Carnaval 2025

 

 

Sob o calor do verão nordestino, o ritmo pulsante dos chocalhos dos caboclos de lança ecoam pelos canaviais, anunciando que o Carnaval na Capital Estadual do Maracatu Rural está prestes a começar. Este ano, a cidade de Nazaré da Mata, encravada na Zona da Mata Norte do Estado, distante 65 km do Recife, respira cultura e inovação. 

Com o tema “O Som do Maracatu é o Coração de Nazaré”, a gestão da prefeita Aninha Andrade Lima, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, propõe uma celebração que vai além da folia: uma imersão na ancestralidade, na identidade cultural e no fortalecimento da cidade como destino turístico de referência.

A divulgação do tema oficial foi feita com pompa e emoção. A gestão municipal lançou um vídeo nos canais oficiais de comunicação, que rapidamente viralizou nas redes sociais. O material, disponível desde a quinta-feira (13), está repleto do colorido vibrante da cultura do maracatu rural. Traz, também, imagens dos caboclos de lança em movimento, e os instrumentos do terno sendo tocados com vigor e das roupas que refletem a luz do sol. Há, ainda, imagens das Orquestras de Frevo Capa Bode e Revoltosa, que são Pontos de Cultura e Patrimônios Vivos do Estado.

A narração, feita por uma voz feminina suave e envolvente, convida o espectador, leitor, turista, visitantes e moradores para um mergulho nessa tradição centenária, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

A ancestralidade que pulsa dos canaviais – O maracatu rural, também conhecido como maracatu de baque solto, é uma manifestação cultural única, que sintetiza as raízes afro-indígenas e europeias do povo brasileiro. Nos passos dos caboclos de lança, nas batidas dos ganzás e no apito do mestre, há uma história de resistência e sincretismo. 

Os caboclos, figuras centrais do maracatu, representam os indígenas que habitavam estas terras antes da colonização, mas também simbolizam a luta dos negros escravizados que trabalhavam nos engenhos de cana-de-açúcar. 

Suas roupas coloridas, espelhadas e adornadas com fitas são uma metáfora da mistura cultural que define o Brasil.

“O maracatu é mais que uma manifestação artística; é a alma de Nazaré”, diz a prefeita Aninha Andrade Lima”. “Queremos que o mundo conheça essa riqueza e que os nazarenos se orgulhem ainda mais de sua cultura.” 

A escolha do tema oficial para o Carnaval 2024 não é casual. A gestão municipal busca fortalecer a imagem da cidade perante o trade turístico, posicionando Nazaré da Mata como um destino cultural de excelência não apenas em Pernambuco, mas em âmbito nacional e internacional.


DESTAQUES


INFORMATIVOS


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



QUADRO DE AVISOS