Na última quinta-feira, (20), a Prefeitura de Nazaré da Mata, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Instituto Reviver Brasil, realizou uma importante ação de saúde voltada ao público feminino. O mutirão, que aconteceu das 8h às 16h, nas proximidades do Espaço Cultural Mauro Mota, ofereceu serviços gratuitos de mamografia, além de outros exames e atendimentos essenciais para a saúde das mulheres. A iniciativa faz parte das políticas públicas permanentes da nova gestão municipal, que começou neste mês e tem como objetivo promover ações mensais de prevenção e cuidado à saúde.
A prefeita Adriana Andrade Lima esteve presente no local, acompanhando de perto os atendimentos e reforçando o compromisso da gestão com a saúde e o bem-estar da população. “Essa ação é um marco para a nossa gestão, que prioriza a saúde preventiva e o acesso humanizado aos serviços públicos. Estamos trabalhando para garantir que todas as mulheres nazarenas, seja da cidade ou da zona rural, tenham acesso a exames essenciais, como a mamografia, de forma ágil e sem transtornos, além de poder fazer seu check-up, gratuitamente”, destacou a prefeita.
Uma das inovações desse serviço é a forma como o público é atendido. As mulheres podem marcar o exame em uma das 14 unidades de saúde do município, com o apoio das equipes dos Agentes Comunitários de Saúde, que fazem o acompanhamento das famílias. Após o agendamento, as pacientes são atendidas no dia da ação, evitando filas e garantindo um atendimento mais organizado e humanizado.
Durante o mutirão deste mês, foram realizados 72 exames de mamografia, sendo 16 deles em mulheres fora da faixa etária prioritária. Inclusive, os resultados dos exames realizados serão entregues em até 30 dias, nas próprias Unidades de Saúde da Família (USF), das pacientes.
A parceria com o Instituto Reviver Brasil, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, foi fundamental para o sucesso da ação. O instituto disponibilizou o Caminhão do Mamógrafo Móvel Amigo do Peito, garantindo a realização dos exames de mamografia de forma ágil e eficiente.
Além disso, foram feitas 52 aferições de pressão arterial, 42 testes de HGT (glicemia), 28 testes de Hepatite B e C, e 20 testes de HIV.
A ação também contou com a marcação de 24 exames citopatológicos, 20 atendimentos nutricionais e a entrega de 50 frascos de hipoclorito para tratamento de água.
Na área de imunização, foram aplicadas 15 doses da vacina DT, 7 de febre amarela e 7 de Hepatite B. A programação ainda incluiu uma palestra sobre saúde bucal, reforçando a importância dos cuidados preventivos.
A iniciativa, que já se tornou uma política pública municipal, será realizada mensalmente. “Em março, mês dedicado à mulher, uma nova edição do mutirão está prevista para o final do mês, com data, local e horário a serem divulgados em breve” , antecipou a Secretária de Saúde, Márcia Almeida.