Prefeitura de Nazaré da Mata inaugura alegoria gigante do caboclo de lança como atração turística do Carnaval 2026

Tags: ,
Publicado em 04 de fevereiro de 2026, por Ascom . | Categoria: Carnaval 2026

 

Na noite desta terça-feira, 3 de fevereiro, enquanto a Praça João XXIII, conhecida como Praça da Catedral ganhava luz, máquinas e expectativa, o Caboclo Gigante começou a ser erguido diante dos olhos atentos de moradores, visitantes e da gestão municipal. Monumental, sustentável e pensado para ser instagramável, a alegoria antecipa o clima do Carnaval 2026 e reafirma Nazaré da Mata como Capital Estadual do Maracatu Rural.

Enquanto o Galo da Madrugada ainda não está de pé na Ponte Duarte Coelho, no Recife, em Nazaré da Mata a folia já se impõe. Com aproximadamente quatro metros de altura, o Caboclo de Lança transforma a paisagem urbana e convida quem passa pela praça a parar, olhar, fotografar e compreender o significado daquela figura. A obra plástica monumental permanecerá instalada até o fim deste mês, ampliando o tempo de convivência do público com a arte no espaço urbano.

Os traços armoriais estampados na vestimenta conduzem o olhar e ajudam a contar essa história. As formas geométricas, as cores vibrantes e os símbolos dialogam com uma estética que une o popular e o erudito, criando uma narrativa visual profundamente nordestina. No centro dessa composição está o caboclo de lança, personagem-símbolo do maracatu rural, guardião do grupo e abridor de caminhos durante a brincadeira.

Ligada à história do cortador de cana da Zona da Mata Norte, a figura do caboclo carrega heranças africanas, indígenas e europeias, fundidas em uma manifestação cultural centenária. Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o maracatu rural é mais do que espetáculo: é memória, resistência e identidade viva de um território que transformou trabalho duro em ritmo, dança e poesia.

Acompanhando de perto a montagem da alegoria, a prefeita Adriana Andrade Lima destacou a escolha do tema deste ano. “Pensamos um Carnaval que valoriza a nossa tradição, mas que também assume um compromisso social. Falar de respeito às mulheres é necessário e urgente. O maracatu é força, beleza e consciência, e essa mensagem precisava estar presente na festa”, afirmou.

O tema “O maracatu rural veste as cores da folia e o respeito pelas mulheres” atravessa toda a obra. A rosa gigante no centro da gola e outra na ponta da lança introduzem delicadeza à imponência da figura, ampliando seu significado simbólico. Para o artista plástico Júnior Andrade, responsável por idealizar e desenvolver, pelo segundo ano consecutivo, toda a curadoria do trabalho, o desafio foi unir estética, mensagem e identidade. “O caboclo é símbolo de proteção e resistência. A rosa surge para falar de cuidado e respeito, sem perder a força do maracatu. Foi um trabalho intenso, feito em pouco tempo, mas carregado de sentido”, explicou.

A alegoria pesa, em média, cinco toneladas e foi construída com ferro, concreto amarrado, tecidos e E.V.A., além de materiais reciclados, como garrafas PET. A gola mede 7,5 metros e pesa aproximadamente 90 quilos. A montagem ocorreu em etapas, começando pela coloração da base em concreto, seguida da instalação da parte inferior, do corpo central e da cabeça. Um caminhão munck foi utilizado para erguer as estruturas mais pesadas e, na fase final, um elevador hidráulico auxiliou na organização dos adereços. Cerca de 15 pessoas estiveram diretamente envolvidas no trabalho, todo realizado de forma artesanal e manual.

Pensada também como ponto de registro fotográfico e circulação nas redes sociais, a obra assume caráter instagramável e reforça o Carnaval como experiência cultural e turística. Para o secretário de Cultura e Turismo Washington Dário, a expectativa é positiva. “A estimativa é que cerca de 50 mil pessoas passem pela Praça da Catedral e aos pés do Caboclo Gigante até o fim do mês. Isso fortalece o turismo, movimenta a economia local e projeta Nazaré da Mata no calendário cultural do Estado”, destacou.

 


DESTAQUES


INFORMATIVOS


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



QUADRO DE AVISOS