
A Prefeitura de Nazaré da Mata firmou parceria com a Universidade de Pernambuco para implantar um projeto de ensino de inteligência artificial na rede municipal de ensino. A iniciativa começa a ser implementada a partir deste ano e é voltada para crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino.
Com o acordo, o município se torna o terceiro de Pernambuco a receber o projeto. Antes, a ação foi implantada em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, e em Ouricuri, no Sertão do estado.
A formalização da parceria ocorreu no dia 16 de dezembro, por meio de um acordo de cooperação técnica e científica entre a gestão municipal e a universidade.
O projeto integra o programa Voo Tecnológico, desenvolvido pela UPE em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação e o Instituto de Inovação Tecnológica da instituição. O objetivo é estimular a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação tecnológica no município.
Na primeira etapa, será formada uma turma piloto. O processo de inscrições será definido pela Prefeitura. O curso terá carga horária de 40 horas, será realizado no contraturno escolar e terá duração aproximada de três semanas.
As aulas e oficinas serão ministradas por estudantes dos cursos de tecnologia da universidade, com acompanhamento de professores. O conteúdo inclui noções de inteligência artificial, criação de protótipos e desenvolvimento de chatbots.
Ao final da formação, os estudantes receberão certificação em áreas ligadas à tecnologia, de acordo com as demandas do mercado local.