A Prefeitura de Nazaré da Mata, sob a liderança da prefeita Aninha da Ferbom (PSDB), reconhece a importância cultural dos 137 anos da Banda Euterpina Juvenil Nazarena – conhecida como Capa-Bode, para difusão da música instrumental. A banda, que é Ponto de Cultura e Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, realizará nesta quarta-feira, 1º de janeiro, uma Alvorada do Frevo, reafirmando sua relevância histórica e cultural para o município e o estado.
A programação, organizada pela própria instituição, tem início às 5h da manhã, com a Alvorada saindo da sede da banda, localizada na Praça Herculano Bandeira, no Centro. O cortejo, liderado pelos músicos da orquestra, percorrerá as ruas centrais da cidade, celebrando a trajetória de uma das mais importantes expressões culturais de Nazaré da Mata.
O evento culminará em um café da manhã especial oferecido na sede da instituição, como forma de reconhecimento aos músicos que, ao longo de décadas, contribuíram para manter viva a cultura da cidade, reconhecida como a Capital Estadual do Maracatu de Baque Solto.
Sobre a Capa-Bode – Fundada em 1º de janeiro de 1888, a Banda Euterpina Juvenil Nazarena é um marco na história cultural de Nazaré da Mata. Sua trajetória é marcada pelo papel na formação musical de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Serviço:
O quê: Prefeitura de Nazaré da Mata festeja os 137 anos da Orquestra de Frevo Revoltosa
Quando: Quarta-feira, 1º de janeiro
Onde: Sede da Banda Capa-Bode, Praça Herculano Bandeira, Centro, S/N