Em apenas quatro meses de governo, a nova gestão de Nazaré da Mata, município da Zona da Mata Norte de Pernambuco, começa a colher os primeiros frutos de uma política educacional voltada para a inclusão e a dignidade dos estudantes. Nessa terça-feira (6/5), a prefeita Adriana Andrade Lima participou, no Recife, da cerimônia de entrega de um ônibus escolar e um micro-ônibus adquiridos por meio do programa Todos pela Educação, do Governo de Pernambuco e da Secretaria Estadual de Educação.
Com tecnologia embarcada e estrutura adaptada, os veículos contam com Wi-Fi, entradas USB, ar-condicionado, poltronas acessíveis, rastreamento por GPS e tração 4×4 — esta última essencial para garantir o transporte de estudantes que vivem em áreas rurais de difícil acesso. A entrega aconteceu na sede da Secretaria de Educação do Estado, com a presença do secretário-executivo de Articulação Municipal, Natanael Silva; do deputado estadual Gustavo Gouveia (Solidariedade); e do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia.
“Estamos iniciando um novo ciclo em Nazaré da Mata. Esses ônibus são parte de um esforço maior para reconstruir a educação pública, com investimentos estruturais, valorização dos profissionais e respeito ao estudante. Em quatro meses, já recebemos três veículos escolares. A meta é chegar a dez até o fim de 2025”, afirmou a gestora municipal.
Os novos ônibus vão atender alunos da educação básica e estudantes universitários que se deslocam para outros municípios em busca de formação técnica e superior. Também serão utilizados para atividades extracurriculares promovidas pela rede de ensino, como visitas pedagógicas, eventos culturais e ações esportivas.
A renovação da frota escolar integra uma estratégia mais ampla da atual administração, que busca garantir condições reais de acesso à educação, especialmente para os estudantes das zonas mais periféricas. Para a secretária municipal de Transporte, Julia Andrade, a chegada dos novos veículos eleva a autoestima dos alunos e reforça o sentimento de pertencimento. “Eles agora sabem que são prioridade. E isso muda tudo. Muda a relação com a escola, com a comunidade e com o próprio futuro.”