Nazaré da Mata conclui primeiros 100 dias de gestão com foco em reestruturação dos serviços e organização fiscal

Tags:
Publicado em 10 de abril de 2025, por Ascom . | Categoria: Administração

 

Quem chega hoje a Nazaré da Mata, cidade da Zona da Mata Norte de Pernambuco, já percebe mudanças visíveis no modo como o município está sendo administrado. Ruas mais organizadas, serviços públicos mais ativos e um clima de reconstrução. Com pouco mais de 32 mil habitantes, o município, reconhecido como a Capital Estadual do Maracatu Rural, apresentou, nesta quinta-feira (10/4), um balanço das principais ações dos 100 primeiros dias da atual gestão. A prefeita Adriana Andrade Lima, primeira mulher eleita para governar a cidade, elencou prioridades nas áreas de saúde, educação, assistência social e infraestrutura, além de medidas para reverter o cenário fiscal da administração anterior.

No relatório divulgado pela gestão, aponta que, em apenas nos quase quatro meses deste ano, ou seja, de janeiro a abril, a nova administração municipal já realizou mais ações estruturantes do que qualquer outra gestão nos últimos oito anos, em tão curto espaço de tempo. “Não é sobre quantidade, é sobre qualidade. Cada ação que colocamos em prática nesses 100 dias teve um propósito claro: melhorar a vida das pessoas. A pressa não é por vaidade, é pela urgência de quem esperou anos por atenção do poder público” disse.

Com experiência pessoal como mãe, dona de casa, empreendedora e liderança comunitária, a prefeita tem adotado um modelo de administração pública municipal que remete à organização doméstica: prioriza o que é essencial, reorganiza o que foi deixado em desordem e atende com atenção àqueles que mais precisam de amparo.

“Governo, para mim, é como cuidar de uma casa: é preciso olhar com carinho para cada canto, valorizar quem ajuda a manter de pé e garantir que todos tenham o mínimo para viver com dignidade”, afirmou.

Com foco em áreas sensíveis, como saúde, assistência social, educação e infraestrutura, a nova administração iniciou um processo de reorganização dos serviços públicos e das contas da cidade. Na saúde, foram implantados mutirões voltados à saúde da mulher, atendimentos odontológicos para pessoas com deficiência e autismo, ações em praças públicas e a ampliação da Academia da Cidade. A cidade recebeu uma nova ambulância do Samu e um equipamento para exames cardiológicos. Profissionais da saúde tiveram os bônus atualizados. Além disso, o município aderiu ao Programa Cuida PE, que garante atendimento humanizado aos pacientes, e exames e consultas com especialistas. 

A gestão também conseguiu em parceria com o Governo do Estado a primeira Cozinha Comunitária do município, criou o Centro Municipal dos Cursos Técnicos, descentralizou o atendimento do Cadastro Único e iniciou a distribuição de sopa nas unidades dos CRAS. Também fez parceria com a Conab para entregar alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Na educação, houve revitalização das escolas municipais que ofereciam risco aos alunos e professores, ampliação da quantidade de escolas que passaram a oferecer a Educação de Jovens e Adultos, reforço nas bibliotecas e melhorias na alimentação escolar. 

A área cultural, uma das importantes vitrines da gestão, também recebeu investimentos com o aumento de dias para a folia do Carnaval, antecipação de pagamentos a artistas e a criação dos grupos de maracatus. Outra novidade foi o termo de cooperação firmado com a Prefeitura de Olinda para promoção de intercâmbio cultural. Há, ainda, dentro das pastas outras conquistas importantes, como a oportunidade do município sediar os Jogos Escolares. 

A área de infraestrutura contou com implantação de coleta noturna de lixo, substituição de lâmpadas antigas por LED e reforço no abastecimento de água em comunidades rurais. No transporte, ônibus foram reformados e um novo veículo foi entregue pelo Estado. A pasta realizou, também, a atualização cadastral de usuários.

Em relação às finanças, a Prefeitura afirma ter mantido os pagamentos em dia, reduzindo gastos com pessoal e iniciado o parcelamento de uma dívida de R$1,5 milhão. A administração também reorganizou o pátio da feira, no acesso à Casa Irmã Guerra, que era uma reivindicação antiga e formalizou a proposta de criação da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres.

“Chegamos aos primeiros 100 dias de gestão com a certeza de que estamos no caminho certo. Sabemos que ainda há muito por fazer, mas seguimos trabalhando com dedicação e compromisso. Agradeço à população de Nazaré da Mata pela confiança e por compreender que o desafio não é fácil, mas é possível com união e diálogo. Reconheço o empenho dos secretários, secretárias, servidores municipais e de cada nazarena e nazareno que acredita no novo modelo de governar nossa cidade. Grandes conquistas ainda estão por vir” concluiu a Chefe do Executivo Municipal. 


DESTAQUES


INFORMATIVOS


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



QUADRO DE AVISOS