Nazaré da Mata deu mais um passo importante para a criação do seu Instituto Histórico. O encontro, realizado na noite da última segunda-feira (9/6), no Espaço Mauro Mota — equipamento cultural da Prefeitura —, reuniu representantes da sociedade civil e da gestão municipal em um movimento conjunto para garantir a preservação, catalogação, registro e difusão da memória e do patrimônio histórico, cultural e natural da cidade.
A reunião contou com a presença da prefeita Adriana Andrade Lima, que destacou a importância da iniciativa para fortalecer as ações de salvaguarda do patrimônio material e imaterial de Nazaré da Mata. “Estamos diante de um momento histórico. A criação desse instituto será um marco para a nossa cidade e para as futuras gerações”, destacou.
Entre os participantes, estiveram o ex-secretário de Educação, Adérito Hilton; o ex-vereador e professor, Bira; o professor aposentado, Luizinho; e o pesquisador e museólogo, Leandro, entre outros convidados, que contribuíram com reflexões e propostas para a estruturação do novo espaço de memória. A gestão municipal também esteve representada pelo secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Washington Dario, e pela diretora de Turismo, Edlamar.
Durante o encontro, foram debatidos temas como os investimentos necessários, a viabilidade técnica e jurídica para implantação do equipamento, além da articulação de parcerias com o Governo do Estado, a Fundarpe, a Secretaria de Cultura de Pernambuco, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Ministério da Cultura e o Ministério das Cidades. Também foram discutidas possibilidades de apoio com entidades privadas que têm interesse em investir na preservação da memória e no fortalecimento da cultura local.
O Instituto Histórico de Nazaré da Mata surge como uma demanda coletiva da população, que reconhece a necessidade de preservar e valorizar a história, as tradições e a identidade nazarena. A proposta é que o espaço atue como centro de documentação, salvaguarda, pesquisa e promoção do patrimônio histórico, fortalecendo ainda mais a identidade cultural da Capital Estadual do Maracatu de Baque Solto.