Com foco no combate à violência de gênero e na proteção das populações mais vulneráveis, a Coordenadoria da Mulher de Nazaré da Mata participou, na última quinta-feira (24), do Dia D da Operação de Segurança Pública promovida pelo Governo de Pernambuco. A mobilização integra o programa Juntos pela Segurança e contou com o apoio do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), agentes do Detran-PE e órgãos municipais.
A ação começou com uma solenidade na sede do 2º BPM, de onde as equipes seguiram em comboio por diversos bairros do município, reforçando a presença do Estado e levando informações à população. Mais do que reprimir o crime, a operação teve como objetivo principal prevenir situações de violência, garantir proteção social e assegurar direitos — com ênfase especial na defesa das mulheres.
Para a coordenadora da Mulher em Nazaré da Mata, a advogada Clara Andrade, o enfrentamento à violência contra a mulher precisa ser contínuo e articulado com outras instituições.
“Estar presente nessas operações é uma forma de dizer às mulheres que elas não estão sozinhas. É também uma maneira de aproximar os serviços da rede de proteção e ampliar o acesso à informação e ao acolhimento”, afirmou.
A presença da Coordenadoria da Mulher reforça a proposta da ação de unir forças para agir antes que a violência aconteça. Durante a operação, foram realizadas abordagens educativas, orientação sobre os canais de denúncia e divulgação de serviços disponíveis no município, como o atendimento psicossocial e jurídico oferecido pela gestão municipal.