Foto: Eduardo Olivieira
Nazaré da Mata celebrou nesta quarta-feira (1º) a posse de Aninha da Ferbom, a primeira prefeita eleita em seus 191 anos de história. Durante a solenidade, realizada na Praça da Catedral, a gestora municipal emocionou os presentes com um discurso que exaltou a força das mulheres e o compromisso com a cidade. A fala foi prestigiada pelo vice-prefeito Rostand Negromonte e do secretariado municipal, além do público.
“Subo a este palco com o coração transbordando de gratidão, esperança e responsabilidade. Ser diplomada como a primeira prefeita eleita desta cidade é uma conquista que pertence a todas as mulheres e ao povo nazareno”, afirmou Aninha ao iniciar seu discurso. Ela também relembrou a trajetória das mulheres na política, citando Alzira Soriano, a primeira eleita prefeita no Brasil, como inspiração para vencer preconceitos e ocupar espaços antes inimagináveis.
Entre os principais compromissos de sua gestão, como pioneira no Executivo Municipal, está a educação como prioridade absoluta, prometendo investir na valorização do professorado e na melhoria da infraestrutura das escolas. “A educação transforma vidas. Vamos garantir que nossos estudantes tenham acesso a oportunidades reais de crescimento”, declarou.
A cultura e o turismo também foram apontados como pilares de sua administração. A nova gestora destacou o Maracatu Rural, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, como a “alma de Nazaré da Mata”. Ela prometeu promover as tradições locais, valorizar os artistas e transformar o município em um destino cultural de destaque.
Aninha reafirmou, ainda, o compromisso com políticas inclusivas, priorizando a atenção aos idosos, às pessoas com deficiência e à redução das desigualdades sociais. “O palanque foi desarmado. Agora sou a prefeita de todos e de todas. Nossa gestão será pautada pelo respeito, cidadania e cuidado com cada pessoa”, garantiu.
Além disso, a prefeita enfatizou sua experiência como empresária de sucesso para atrair novos negócios, gerar empregos e oferecer aos jovens a esperança de um futuro melhor. “Nazaré da Mata voltará a ser um lugar para se sonhar, nascer, crescer e viver”, assegurou.
Ao final de seu discurso, a prefeita dedicou a conquista política ao povo nazareno e reafirmou sua disposição com o trabalho incansável. “Com a vitória de Deus e a força de todos vocês, vamos construir juntos uma Nazaré da Mata mais justa, mais forte e mais feliz.”
Carregada nos braços – O momento mais marcante do evento ocorreu ao final da cerimônia, quando Aninha foi convidada para os braços dos moradores até a sede da prefeitura. Ao lado do vice-prefeito e dos secretários municipais, a prefeita percorreu aproximadamente 500 metros até o prédio, em seguida, subindo as escadas, passando pela galeria onde estão registradas as fotografias dos antigos prefeitos. Toda essa animação foi embalada pelo som vibrante da Orquestra de Frevo do Maestro Fabinho, que transformou o ato em um verdadeiro cortejo de celebrações.
Leia a integra do discurso de posse abaixo:
Senhores vereadores;
Senhores presidentes e representantes de partidos políticos presentes,
Meus caros familiares e amigos,
Senhoras e senhores jornalistas,
Senhoras e senhores,
Hoje, neste momento histórico para Nazaré da Mata, subo a este palco com o coração transbordando de gratidão, esperança e responsabilidade. Ser diplomada como a primeira prefeita eleita desta cidade é uma conquista que vai muito além da minha trajetória pessoal. Este é um marco que pertence a todas às mulheres, a todas as gerações que sonharam com dias melhores e, acima de tudo, ao povo nazareno.]
Desde a redemocratização do País e da conquista do Direito ao Voto Feminino, as mulheres têm ocupado espaços antes inimagináveis. Após 191 anos de emancipação, Nazaré da Mata elege, pela primeira vez, uma prefeita mulher. Este não é apenas um momento político; é um momento histórico que carrega a esperança de gerações e abre novos caminhos para as mulheres desta cidade. Como dizia Alzira Soriano, a primeira mulher eleita prefeita no Brasil, no interior do Rio Grande do Norte, em 1928, ou seja, há mais de 96 anos “a mulher será o que quiser ser”. E hoje, com firmeza e determinação, estou aqui para provar isso.
Quero começar agradecendo à minha família. Ao meu esposo, meu porto seguro, ao meu neto, que me enche de alegria e me faz lembrar todos os dias a importância de pensar no futuro. As minhas filhas, pelo apoio incondicional e pelas vezes que compreenderam a minha ausência. A cada parente que me incentivou, que acreditou em mim e nunca soltou minha mão. Esta vitória é nossa!
Agradeço também à nossa militância, apoiadores e simpatizantes, que percorreram comigo da casa, bairro, seja na cidade ou na área rural, chovendo ou fazendo sol, de dia ou à noite,, sonhando junto por um futuro melhor. Sem vocês, nada disso seria possível. Vocês são a força viva da nossa democracia. A vocês dedico esta conquista.
Faço um agradecimento especial ao meu vice-prefeito eleito, Rostand Negromonte, que tem sido um aliado importante nesta caminhada. Com dedicação e compromisso, ele tem trabalhado ao meu lado para que possamos construir, juntos, um governo sólido e eficiente.
Não posso deixar de reconhecer também uma das lideranças mais importantes da política local, o ex-prefeito de nossa cidade e atual Gerente Regional da Secretaria da Casa Civil do Estado, Nado Coutinho. Desde a oficialização da minha candidatura, ele tem atuado de forma colaborativa para fortalecer o nosso projeto político e, principalmente, os projetos para a cidade de Nazaré da Mata. Seu apoio tem sido fundamental para chegarmos até aqui e seguiremos avante em busca de uma cidade melhor para todos.
Hoje, também celebro a escolha do nosso secretariado municipal. Um time competente, que dividirá comigo os desafios e também as conquistas que estão por vir. São mulheres e homens comprometidos com trabalho, entregas e resultados. Sei que uma boa gestão não se faz sozinha, e que precisamos de pessoas capacitadas, dispostas e comprometidas com o bem-estar da nossa gente. Não há receita para uma boa gestão pública, mas é certo que um bom governo se faz com escuta, com olhar atento e, sobretudo, com um time que saiba fazer e goste de trabalhar pelos que mais precisam. E isso não posso negar: temos a melhor equipe de secretário em toda a história política de Nazaré da Mata.
Gostaria de dedicar um momento para falar sobre a parceria que buscarei com a Câmara Municipal de Nazaré da Mata, junto aos parlamentares que também estão sendo diplomados nesta manhã. Aos que vão reassumir seus mandatos, peço a parceria e a compreensão dos projetos importantes para o nosso povo. Aos estreantes, assim como eu, desejo muito aprendizado, mas, sobretudo, o compromisso de, juntos, seguirmos construindo o futuro dos nazarenos e nazarenas com pautas e projetos relevantes. Não seremos apenas agentes políticos; seremos agentes de transformação, quero muito que vocês saibam disso. Trabalharemos juntos pelo nosso povo todos os dias.
Nesta campanha, atravessamos mares de preconceito, de desconfiança e de notícias falsas. Mas o povo de Nazaré da Mata acreditou na nossa palavra, acreditou no nosso compromisso. E assim haverá de ser: serei firme, determinada e corajosa para enfrentar os desafios e trabalhar por dias melhores. Não serei uma gestora de gabinete. Serei uma mulher que vai ao encontro do povo, seja na cidade ou na zona rural. Um governo se faz com diálogo, com escuta e com o olho no olho.
Tenho consciência da responsabilidade que recai sobre os meus ombros a partir do dia 1º de janeiro de 2025, e nos próximos 4 anos. Nazaré da Mata tem pressa. Há um futuro que nos espera, e ele será construído com trabalho, compromisso e amor por esta terra. Posso garantir aos mais de 30 mil habitantes de nossa cidade, que a educação será prioridade, porque é nela que se transformam vidas. Na saúde, seremos incansáveis pela qualidade de vida de nossa gente. No desenvolvimento social, lutaremos para reduzir desigualdades e garantir dignidade a cada cidadão. Trabalharemos pelo fortalecimento das mulheres, pelos esportes, e segurança.
Aproveito este momento para destacar a nossa cultura local, especialmente o Maracatu Rural, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, que é a alma de Nazaré da Mata e a maior expressão da nossa identidade. A cultura e o turismo serão carros-chefe da nossa gestão. Queremos trazer mais visibilidade e oportunidades para nossa cidade. Vamos promover nossas tradições, valorizar nossos artistas e fazer com que Nazaré da Mata seja um destino de orgulho e acolhimento no Brasil e no exterior.
Faço aqui, palavras de cumprir meu dever em relação aos nossos idosos, que tanto contribuíram com a nossa cidade. Eles merecem respeito, cuidado e dignidade. As pessoas com deficiência também estarão no centro das nossas políticas públicas, com a inclusão e a acessibilidade que são direitos de todos. Nossa gestão terá um olhar especial para todos os segmentos da população. O palanque foi desarmado. Agora sou a prefeita de todos e de todas. Não há cor partidária. A nossa gestão será pautada pelo respeito, cidadania e cuidado que cada pessoa precisa. Seremos a gestão que tem a cara do povo, da cultura, da raça, etnia, diversidade sexual e religiosa.
Sei que minha experiência como empresária de sucesso, há mais de 30 anos, nesta cidade que nasci, escolhi morar e viver, há mais de 57 anos, me preparou para este momento. Nas últimas décadas e anos, atravessei crises econômicas e políticas das mais graves do País, mas sempre permaneci firme, forte e inabalável. Quando o assunto é gestão de negócios, eu sei o que é preciso fazer. E fazer bem-feito. E não será diferente quando a pauta for a vida, o presente e o futuro de cada pessoa da nossa cidade.
Vamos atrair novos negócios, gerar empregos e dar aos nossos jovens a esperança de um futuro melhor, com oportunidades em sua própria terra. Nazaré da Mata, que possui a quarta maior população da Mata Norte do Estado, merece voltar a ser um lugar para se sonhar, nascer, crescer e viver. Vamos devolver o amor, a esperança, o carinho e todo o calor humano que nossa gente amada precisa.
Por fim, dedico esta conquista ao povo de Nazaré da Mata. É por vocês que estou aqui e é por vocês que trabalharei sem descanso. Este é um dia de celebração, mas também de compromisso. Com a benção de Deus e com a força de todos vocês, vamos construir, juntos, uma Nazaré da Mata mais justa, mais forte e mais feliz.
Agora, sim, Nazaré da Mata tem uma mulher na Prefeitura!
Muito obrigada!