A Secretaria de Saúde de Nazaré da Mata intensificou, neste mês de janeiro, ações de combate e prevenção à hanseníase em todas as unidades de saúde do município, incluindo as localizadas na zona urbana e nas comunidades rurais. Como parte do Dia Mundial Contra a Hanseníase e do Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hanseníase, comemorados em 30 de janeiro, a gestão municipal está promovendo rodas de diálogo e atividades educativas com o objetivo de informar a população sobre os sintomas, como formas de diálogo prevenção e importância do diagnóstico precoce da doença.
As ações realizadas pelas equipes multidisciplinares das Unidades Básicas de Atenção à Saúde (UBS’s), incluem palestras educativas e distribuição de informativos com orientações sobre a doença, além de orientá-los sobre os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde.
De acordo com a Secretaria de Saúde, os pacientes diagnosticados com hanseníase na cidade recebem acompanhamento integral nas unidades básicas de saúde, onde podem iniciar o tratamento de forma imediata e gratuita.
O protocolo inclui o uso de medicamentos específicos, distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de orientações sobre os cuidados necessários durante o tratamento. As equipes de saúde acompanham cada caso de perto, oferecendo suporte para que os pacientes concluam o ciclo de tratamento e recuperem a saúde sem complicações.
A hanseníase, causada pela bactéria Mycobacterium leprae , afeta principalmente a pele e os nervos periféricos, podendo levar a complicações graves se não tratadas a tempo. Os principais sintomas incluem manchas claras ou avermelhadas na pele com perda de sensibilidade, dormência e formigamento.
“Está sendo um trabalho de extrema importância que nossas equipes vêm realizando na cidade. Entretanto, estamos orientando os moradores que apresentam sintomas ou dúvidas a procurarem as unidades básicas de saúde do município. Nossas equipes capacitadas estão preparadas para realizar o diagnóstico e dar início ao tratamento necessário” afirmou a Secretária de Saúde de Nazaré da Mata, Márcia Almeida