Nazaré da Mata, reconhecida como a Capital Estadual do Maracatu de Baque Solto, dá mais um passo para valorizar sua rica cultura afro-brasileira e atrair visitantes. A Prefeitura, em parceria com o Governo de Pernambuco e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), iniciou a distribuição do Passaporte Turístico Cultural, um documento simbólico que permite aos turistas registrar suas visitas a pontos históricos e culturais da cidade.
O passaporte, criado pela Secretaria Estadual de Turismo, é uma iniciativa lúdica que convida moradores e visitantes a explorarem as culturas e equipamentos culturais de várias regiões do Estado, incluindo a cidade de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado, berço da tradição de cultura popular, e que integra o ecossistema cultural do Estado.
Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Washington Dario, o passaporte cultural é mais do que um brinde simbólico. “Ele reflete o compromisso da cidade com o turismo e com a preservação das nossas tradições. É um convite para que todos venham sentir a magia do maracatu e viver a cultura. Afinal, o carnaval de 2025 em Nazaré da Mata, já está batendo à porta. Convido a todo mundo a vir nos conhecer e viver essa experiência que integra o afroturismo brasileiro”, afirmou.
A distribuição do passaporte já tem sido movimentada nos Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Nazaré da Mata, localizado no Parque dos Lanceiros, no bairro do Juá; e no Espaço Cultural Mauro Mota, no Centro, onde o documento está disponível gratuitamente. Além do passaporte, os turistas também podem obter informações no CAT sobre os atrativos locais, onde comer, se hospedar e locais para visitar.