Durante o mês de março, a Prefeitura de Nazaré da Mata mobilizou diferentes secretarias e órgãos municipais para promover uma agenda integrada voltada ao Mês da Mulher. Ações de fortalecimento da autoestima, incentivo à autonomia financeira e combate à violência de gênero foram destaque nas atividades realizadas ao longo de todo o período.
A rede municipal de Academias Municipais da Cidade e da Saúde, por exemplo, teve papel fundamental na promoção do bem-estar das mulheres nazarenas, com uma programação contínua de atividades físicas funcionais, realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite. As ações promoveram saúde, integração e autocuidado, reforçando a importância da prática de exercícios para a qualidade de vida feminina.
Nos postos de saúde do município, uma série de palestras e atendimentos especiais foram colocadas em prática. A população feminina teve acesso a exames preventivos, como testes de glicose, exames de mama, avaliação da saúde bucal, além de palestras e rodas de conversa sobre saúde emocional, física e psicológica, incluindo um mutirão noturno realizado no Posto Áurea de Andrade Vasconcelos, no Centro.
A Coordenadoria da Mulher desenvolveu um trabalho territorial de escuta e conscientização, com encontros nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), voltados ao empoderamento feminino e ao fortalecimento da rede de apoio às mulheres. A equipe também realizou ações porta a porta em várias comunidades, levando informações e incentivando denúncias contra qualquer tipo de violência de gênero.
A prefeita Aninha da Ferbom comemorou os resultados e reafirmou o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas para as mulheres. “Nosso trabalho é constante, mas o mês de março é uma oportunidade de reforçar que Nazaré da Mata está de mãos dadas com as mulheres, por respeito, dignidade, saúde e justiça social”, declarou.
A programação do mês também teve como foco a ampliação da qualificação feminina através do cursos de qualificação profissional, além de ações de autocuidado e beleza, que foram oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos. Já as escolas municipais realizam atividades de reflexão e de valorização à população feminina.