Prefeita de Nazaré da Mata se reúne com a Compesa para tratar da falta de água no município

Tags: ,
Publicado em 28 de outubro de 2025, por Ascom . | Categoria: Destaque
Foto: Glauce Mota

A prefeita de Nazaré da Mata, Adriana Andrade Lima, se reuniu com técnicos da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) para tratar da situação da falta de água que vem atingindo diversos bairros e comunidades do município. O encontro aconteceu na manhã da sexta-feira, 23 de outubro, em Nazaré da Mata, e contou com a presença de técnicos da Gerência de Unidade de Negócios Regional Mata Norte, representados pelo engenheiro civil Hudson Tiago, que apresentou um relatório detalhado sobre o problema.

Durante a reunião, o engenheiro explicou que a dificuldade no abastecimento é causada por um defeito em uma bomba instalada na barragem de Morojozinho, na zona rural. O equipamento, responsável por bombear 75 mil litros de água por segundo, sofreu uma queda na capacidade de funcionamento, passando a enviar apenas 25 mil litros por segundo. Essa redução impede que a água chegue de forma regular a todas as áreas do município.

A Compesa, empresa administrada pelo Governo do Estado de Pernambuco, que é parceiro do município, informou que um novo equipamento já foi solicitado e deve chegar em até 30 dias. Assim que a nova bomba for instalada, a vazão voltará ao normal e o fornecimento de água será restabelecido em sua totalidade.

A prefeita gestora municipal solicitou à Companhia um plano emergencial para amenizar os impactos causados pela falta de água. “Sabemos que o serviço de abastecimento não é de responsabilidade da Prefeitura, mas é nosso dever defender o direito das pessoas. Estamos ao lado do povo e não vamos descansar enquanto o problema não for resolvido. A parceria com o Governo do Estado será importante na resolução dessa situação˜” destacou a Chefe do Executivo Municipal.  

O engenheiro Hudson Tiago, da Compesa, explicou que as equipes estão trabalhando para garantir que o abastecimento não pare completamente. “Enquanto o novo equipamento não chega, estamos fazendo ajustes técnicos e operando com o máximo de capacidade possível. O novo cronograma vai ajudar a reduzir os impactos e manter o fornecimento nas áreas mais críticas”, disse o representante da Companhia.


DESTAQUES


INFORMATIVOS


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



QUADRO DE AVISOS