A prefeita de Nazaré da Mata, Aninha da Ferbom, participou nesta terça-feira (14) da primeira assembleia extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) de 2025. O encontro foi realizado na sede da entidade, no Recife, e reuniu prefeitos e prefeitas de todo o estado para debater pautas estratégicas, com destaque para demandas que impactam diretamente os municípios da Zona da Mata Norte.
Com uma visão política alinhada às necessidades locais, a nova gestora municipal chegou ao evento com prioridades bem definidas. Entre os temas destacados por ela, estão a necessidade de investimentos em infraestrutura hídrica para melhorar o abastecimento de água no município e ações voltadas ao turismo cultural, considerando o reconhecimento de Nazaré da Mata como a Capital Estadual do Maracatu de Baque Solto, que é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Além de acompanhar as discussões sobre a regionalização do saneamento básico, ela também buscou fortalecer o diálogo com outros gestores e representantes estaduais em busca de parcerias para projetos que atendam a demandas específicas do seu município, que atualmente, passa mais de 31 mil habitantes.
Durante a assembleia, também foi apresentada outra ações de integração entre a instituição e as prefeituras, como a plataforma Rede Amupe. O novo sistema é visto como uma oportunidade para otimizar a gestão local, promovendo maior integração e eficiência administrativa. Outro tema de interesse, em discussão no evento, foi o programa “Capacita Amupe”, que oferece suporte técnico aos municípios, na captação de recursos.
A prefeita reforça que encontros como o da Amupe são fundamentais para a construção de uma gestão que integre as demandas locais às políticas estaduais e federais. “Estamos aqui para defender os interesses de Nazaré da Mata, buscando soluções conjuntas e recursos que garantam avanços em áreas prioritárias como água, saúde, educação e turismo. Tenho como objetivo participar para levar as demandas da população para que sejam ouvidas e atendidas”, afirmou a nova chefe do Executivo Municipal.