Prefeitura de Nazaré da Mata cria programa de tutores para melhorar a educação nas escolas públicas

Tags:
Publicado em 14 de maio de 2025, por Ascom . | Categoria: Destaque
Foto_Jonathan Lins.

A Prefeitura de Nazaré da Mata, no interior de Pernambuco, lançou um novo programa para valorizar os professores e melhorar a qualidade do ensino nas escolas municipais. O Programa Tutor Institucional de Bolsas para a Educação Básica (PTIBEB) foi criado pela Lei nº 550/2025, publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (14/5). A ideia é simples e importante: oferecer bolsas para professores que irão ajudar alunos com dificuldades, tanto na cidade quanto na zona rural.

Esses profissionais, chamados de tutores, serão contratados de forma temporária e extraordinária, ou seja, por um tempo limitado e para atender demandas específicas da educação municipal. Eles vão trabalhar dando reforço escolar, acompanhando o desenvolvimento dos alunos, produzindo materiais de ensino e ajudando na alfabetização de jovens e adultos.

Segundo a prefeita Adriana Andrade Lima Vasconcelos Coutinho, o programa é uma resposta à situação difícil da educação no município. “Nos últimos anos, a educação de Nazaré da Mata foi esquecida. Agora, estamos investindo para que nossas crianças aprendam mais e melhor. Os tutores serão fundamentais nesse processo”, afirmou.

De acordo com a nova lei, os tutores receberão bolsas mensais de R$ 2.175,00 para atuar no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e R$ 2.900,00 para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). O dinheiro será depositado diretamente na conta dos professores selecionados.

Para participar, o candidato precisa ter curso superior completo em pedagogia ou licenciatura, comprovar que mora em Nazaré da Mata e, no caso de tutor especialista, apresentar certificado de pós-graduação reconhecida pelo MEC. A seleção será feita por meio de chamada pública, que será divulgada pela Prefeitura nos próximos dias.

A atuação dos tutores será feita em diferentes frentes, de acordo com as necessidades da rede municipal. Eles poderão oferecer reforço escolar para alunos com dificuldades de aprendizagem, acompanhar o funcionamento das escolas da zona urbana e rural, ajudar na supervisão pedagógica, participar de aulas e ações em comunidades rurais isoladas, onde há menos professores e estrutura, produzir materiais pedagógicos como apostilas e atividades para a rede pública, alfabetizar jovens e adultos que não tiveram a chance de estudar na infância, trabalhar em salas de educação especial com estudantes com deficiência e realizar atividades no Centro de Reabilitação e Inclusão da Educação de Nazaré da Mata.

Todos os tutores deverão apresentar relatórios mensais, participar de reuniões com coordenadores pedagógicos e cumprir metas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação. A bolsa pode ser suspensa se o professor não seguir as regras ou se o projeto for encerrado. O vínculo é temporário e não gera emprego com o município.

Nos últimos oito anos, Nazaré da Mata perdeu espaço nos rankings da educação pública e viu aumentar o número de alunos com dificuldades na leitura, escrita e matemática. Escolas sem estrutura, falta de formação para professores e ausência de projetos educacionais agravaram a situação. Agora, com o novo programa, a Prefeitura espera retomar o caminho da qualidade e da inclusão.

A nova lei já está em vigor e terá efeitos retroativos ao dia 1º de março de 2025. A regulamentação do programa, com as regras completas, será feita por decreto municipal. A Prefeitura de Nazaré da Mata deve anunciar, em breve, por meio de seus canais oficiais, a chamada pública com a quantidade de vagas, os documentos exigidos e todas as demais etapas para os interessados em concorrer a uma vaga no programa.


DESTAQUES


INFORMATIVOS


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



QUADRO DE AVISOS