Três dias após as celebrações pelos 192 anos de emancipação política de Nazaré da Mata, a prefeita Adriana Andrade Lima desembarcou, em Brasília, nessa segunda-feira (19/5), para participar da 16ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), reúne até a próxima quarta-feira (21/5) mais de 13 mil gestores de todo o país e autoridades dos três poderes para debater temas que impactam diretamente a gestão pública e o cotidiano das populações.
Esta é a terceira vez, desde sua eleição em outubro de 2024, que a prefeita visita a capital federal com o objetivo de garantir investimentos e fortalecer as políticas públicas da Capital Estadual do Maracatu. Ao lado dela, integram a comitiva municipal a secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Aninha Araújo; a secretária de Transportes, Júlia Andrade; a secretária interina de Administração, Danielle Catanhede; e o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Washington Dário.
Logo no primeiro dia de compromissos, a gestora e sua equipe estiveram no gabinete do senador por Pernambuco, Humberto Costa, no qual apresentaram um conjunto de demandas prioritárias para a cidade, envolvendo saúde, cultura, infraestrutura e inclusão social. Como forma de homenagem e valorização da identidade cultural do município, a prefeita presenteou o senador com uma gola de maracatu rural — peça artesanal símbolo do caboclo de lança, figura icônica do maracatu de baque solto, reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil.
Durante o evento, a prefeita também se reuniu com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e entregou uma pauta com temas relevantes para a cidade, reforçando o compromisso da gestão municipal em buscar apoio nas esferas estadual e federal.
A programação da Marcha segue intensa até quarta (21/5), com discussões sobre reforma tributária, educação, previdência, saúde pública, políticas para mulheres, meio ambiente, cultura e assistência social. Entre os destaques da agenda estão mesas temáticas com ministros, parlamentares e especialistas de renome nacional, como o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. O evento também oferece arenas técnicas sobre temas como turismo, captação de recursos, educação infantil, políticas para a primeira infância e governança municipal.
A Marcha tem como tema este ano “Autonomia Municipal: a força que transforma o Brasil”, e se consolida como o maior evento de mobilização de prefeitos do país.