Prefeita de Nazaré da Mata recepciona representante da ONU em visita institucional ao município

Tags:
Publicado em 23 de outubro de 2025, por Ascom . | Categoria: Destaque

 

A prefeita Adriana Andrade Lima recepcionou, nessa terça-feira (21), a Irmã Souer Françoise Petit, representante das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo junto à Organização das Nações Unidas (ONU), durante visita institucional à Escola Municipal Irmã Guerra, em Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte de Pernambuco.

A religiosa, que percorreu mais de 7 mil quilômetros entre Paris, capital da França e a Capital Estadual do Maracatu Rural, atravessando o oceano Atlântico,  foi recebida com apresentações culturais, mensagens de boas-vindas por estudantes e professores. Acompanhada da chefe do Executivo Municipal, de secretários municipais e da equipe gestora da unidade, a Irmã Françoise conheceu as salas de aula, os projetos pedagógicos e conversou com os alunos sobre o papel da educação como instrumento de transformação social.

A Escola Municipal Irmã Guerra, que leva o nome da fundadora da congregação que há mais de nove décadas atua no município, é uma unidade da rede pública mantida pela Prefeitura de Nazaré da Mata, por meio da Secretaria Municipal de Educação. A escola oferece aulas nos turnos da manhã e da tarde, para estudantes do ensino fundamental, e é reconhecida pela formação integral dos alunos, baseada em valores como solidariedade, respeito e amor ao próximo.

A gestora municipal destacou o simbolismo da visita para o município: “A presença da Irmã Françoise representa um reencontro com nossa história e um reconhecimento internacional do trabalho que Nazaré da Mata realiza na área da educação e da assistência. É motivo de orgulho ver nossa cidade sendo lembrada pelas boas práticas que unem fé e serviço comunitário.”

Antes de visitar a escola, a representante internacional da ONU esteve na Casa de Caridade Imaculada Conceição – Casa Irmã Guerra, fundada em 24 de março de 1930, que acolhe cerca de 80 idosos em situação de vulnerabilidade social. A instituição é administrada pela Companhia das Filhas da Caridade, que há mais de 92 anos desenvolve um trabalho humanitário e exemplar no município.

As Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, fundadas em 1633, em Paris, por São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac, são uma comunidade de vida apostólica da Igreja Católica com cerca de 13 mil religiosas atuando em mais de 96 países. A congregação tem representação na ONU, onde atua em ações de advocacy pela erradicação da pobreza, a promoção dos direitos humanos e a defesa do meio ambiente, unindo sua voz a outras organizações para influenciar políticas globais em defesa da dignidade humana.

 


DESTAQUES


INFORMATIVOS


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



QUADRO DE AVISOS