Nazaré da Mata inaugura o primeiro centro público de saúde para autistas e transtornos do desenvolvimento

Tags: ,
Publicado em 23 de outubro de 2025, por Ascom . | Categoria: Destaque

A Prefeitura de Nazaré da Mata, quinto maior município da Região da Mata Norte, inaugurou, nessa sexta-feira, 17 de outubro, o primeiro centro público de saúde especializado no atendimento a crianças e adolescentes autistas e com transtornos do desenvolvimento. O espaço, chamado Serviço de Atendimento ao Autismo e outros Transtornos do Desenvolvimento (SAATD), tem capacidade para realizar, inicialmente, cerca de dois mil atendimentos por mês e foi construído com recursos próprios do município. A entrega marca mais uma grande realização da nova gestão, que em apenas dez meses tem conseguido tirar do papel projetos importantes voltados ao cuidado e à inclusão da população.

O novo centro, considerado pela gestão municipal como o maior da Mata Norte, foi planejado para ser um espaço acolhedor, inclusivo e sensorialmente adaptado. O prédio é totalmente climatizado e ambientado em cores vivas, com paredes ilustradas por obras do artista plástico Tony Artes, que trouxe mais vida, leveza e ludicidade aos espaços. As salas amplas e bem iluminadas garantem conforto às crianças e adolescentes atendidos e proporcionam um ambiente mais humanizado para os familiares.

Durante a inauguração, a prefeita Aninha Adriana Andrade Lima destacou que o SAATD nasceu a partir da escuta das famílias e do compromisso da gestão em fortalecer as políticas públicas de saúde e inclusão. Segundo ela, o equipamento é a concretização de um sonho coletivo. “Esse novo centro é um sonho que nasceu da escuta das famílias. Hoje, Nazaré da Mata dá um passo importante na inclusão e no cuidado com nossas crianças. Tudo construído com carinho, dedicação e recursos próprios, mostrando o nosso compromisso em fazer mais e melhor”, afirmou.

O SAATD dispõe de nove salas amplas e adaptadas, área de lazer, iluminação adequada e recursos terapêuticos. A equipe multidisciplinar é composta por doze profissionais especializados, entre eles dois psicopedagogos, três psicólogos, um terapeuta ocupacional, um nutricionista, um fonoaudiólogo, um fisioterapeuta, uma enfermeira, um assistente social e um neuropediatra. 

A coordenadora do serviço, Mikaelle Nascimento, explicou que o antigo prédio, em funcionamento desde abril de 2023, contava com apenas três salas pequenas e estrutura limitada, o que comprometia o conforto e a qualidade dos atendimentos. “Agora, sim, temos um espaço acolhedor, preparado para oferecer mais conforto e qualidade. Nosso foco é garantir o desenvolvimento integral de cada criança, respeitando suas particularidades”, disse.

Atualmente, o serviço realiza 1.176 atendimentos por mês e acompanha 325 crianças e adolescentes entre 1 e 17 anos de idade. São atendidos casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH, deficiência intelectual, dislexia, síndrome de Down, discalculia e outros transtornos globais do desenvolvimento.

Entre os presentes na inauguração, o jovem Thalles Eduardo, um dos usuários do serviço, falou sobre a alegria de conhecer o novo espaço. “Eu amo esse lugar. As salas são grandes, coloridas e adaptáveis. Acho que toda criança vai gostar. Dá pra brincar de pega-pega, correr, jogar bola… O espaço é enorme! Pensei que fosse pequeno, mas é muito grande”, contou.

A secretária de Saúde, Márcia Almeida, explicou que o acesso ao serviço é gratuito e pode ser feito diretamente no centro. “As famílias que já possuem diagnóstico ou hipótese diagnóstica podem procurar o SAATD para realizar o cadastro inicial. As triagens acontecem nas segundas e terças-feiras, das 8h às 12h. A partir desse primeiro contato, a criança é inserida na lista de atendimentos e começa a ser acompanhada por nossa equipe multiprofissional”, explicou.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças dos vereadores Delegado Thiago, autor do projeto de criação do espaço, João de Aninha, Son da Saúde, Rex Muçambê, Afonso do Conselho, Gideão da Kombi e Van da Internet. Também participou do evento o representante da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia. 

O SAATD funciona de segunda a sexta-feira, na Rua Osvaldo Neves Maranhão, centro da cidade, próximo à biblioteca do Sesi. Lá, os atendimentos acontecem no horário das 8h às 16h. Para o cadastro, é necessário apresentar laudo médico ou encaminhamento com hipótese diagnóstica, além de comprovante de residência, cartão do SUS, documento de identificação da criança ou adolescente e do responsável. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 98934-0567 ou pelo e-mail saatd.pmnm@gmail.com.

 


DESTAQUES


INFORMATIVOS


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



QUADRO DE AVISOS