Prefeitura de Nazaré da Mata promove oficina inédita para formalização de artesãos

Tags:
Publicado em 04 de junho de 2025, por Ascom . | Categoria: Capacitação

Em Nazaré da Mata, o talento que brota das mãos agora ganha também o selo da formalidade. No dia (30/5), a cidade pernambucana deu um passo importante para fortalecer a economia criativa e valorizar os saberes populares ao promover a primeira Oficina de Formalização de Artesãos. A ação, inédita no município, foi realizada pela Prefeitura, por meio da Sala Municipal do Empreendedor, em parceria com o Sebrae-PE, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e o Governo do Estado.

O atendimento ocorreu de forma gratuita, com suporte técnico individualizado, assegurando o acesso a um documento fundamental para que os artesãos possam participar de feiras oficiais, obter linhas de crédito específicas, acessar cursos de qualificação e se enquadrar como Microempreendedor Individual (MEI).

“Nunca tive uma carteirinha dessa. Sempre trabalhei com barro e tecido, mas era como se a gente não existisse. Agora, com esse documento, me sinto reconhecida. Quero participar das feiras e mostrar meu trabalho para mais gente”, afirmou Maria das Dores, artesã há 18 anos e moradora da zona rural de Nazaré da Mata.

A ação representa um marco na gestão atual, que tem apostado no fortalecimento da economia criativa como eixo de desenvolvimento sustentável. Em Nazaré da Mata, o artesanato é diretamente ligado a expressões culturais como o maracatu rural, patrimônio imaterial do Brasil.

“Formalizar os artesãos é garantir cidadania. Estamos colocando essas trabalhadoras e trabalhadores no mapa da economia criativa, com acesso real a políticas públicas e oportunidades de crescimento”, destacou a Secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, responsável por acompanhar e mobilizar o público.

A oficina também reforçou o papel da parceria institucional no fomento à inclusão produtiva. “Nazaré da Mata sai na frente com essa oficina. A parceria com a prefeitura é fundamental para que o artesanato, que é tão forte e simbólico na região, possa gerar ainda mais renda e desenvolvimento local”, avaliou Ester Barros, analista do Sebrae-PE. 

Já a coordenadora municipal da Sala do Empreendedor, Michele Santana, que esteve presente no evento como apoiadora intersetorial da ação, sintetizou o impacto da iniciativa: “A cultura, a economia e o cuidado com as pessoas caminham juntos.  A gestão está orgulhosa de poder proporcionar essa ação de valorização aos nossos artesãos locais.”

 


DESTAQUES


INFORMATIVOS


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



QUADRO DE AVISOS