Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte de Pernambuco, é terra dos canaviais, de histórias que se entrelaçam com o som de uma cultura popular que pulsa forte. É aqui que brilha, há 23 anos, o Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante, uma agremiação que carrega no nome a promessa de luz e beleza.
Na última terça-feira (4), durante o Concurso de Agremiações Carnavalescas 2025, realizado na Avenida Dantas Barreto, no Recife, o Estrela Brilhante conquistou o 3º lugar na categoria especial, consolidando-se como um dos grandes expoentes da cultura popular pernambucana. Ao todo, a seleção reuniu 223 agremiações concorrentes em 11 modalidades.
Uma conquista importante celebrada pela Prefeitura de Nazaré da Mata, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, que também contribuiu apoiando para que o grupo pudesse fazer bonito na disputa.
A entrega dos troféus às agremiações campeãs, vice-campeãs e terceiras colocadas, incluindo o Estrela Brilhante, ocorrerá em uma cerimônia cujo local e data serão definidos pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife.
O grupo foi avaliado por uma comissão julgadora convocada pela Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura e Prefeitura do Recife, que pontuou aspectos como a performance do mestre e contra-mestre, o terno, o porta-estandarte, as manobras, a catita, mateus e burra.
Também foram avaliados, ainda, a caboclaria, o cordão de baianas, o arreiamá ou caboclo de Pena, a dama do paço, a corte real, as fantasias e as alegorias. Cada detalhe foi cuidadosamente preparado, fruto de uma tradição que se renova a cada ano, mantendo viva a chama do maracatu de baque solto.
Fundado em 1º de abril de 2001 por Severino Luiz de França, conhecido como Trigueiro, o Estrela Brilhante nasceu de uma paixão que transcende o brincar. Trigueiro, um folgazão de Nazaré da Mata, vendeu um dos dois caminhões que recebeu como indenização da empresa que realizava serviço de moagem de cana-de-açúcar, conhecida como Usina Barra, localizada no município de Aliança, na Mata Norte, para investir no sonho de criar um maracatu. E assim, com determinação e amor, a Estrela começou a brilhar.
Um dos momentos mais marcantes da história do grupo foi a chegada do Mestre Barachinha, um poeta e artista que trouxe consigo a ideia de que todos os chapéus dos caboclos de lança deveriam ser amarelos. Essa escolha, que hoje é uma marca registrada do Estrela Brilhante, simboliza a identidade única do grupo.
Barachinha também foi responsável, na época, por passar o comando do maracatu para um jovem de 26 anos, o Mestre Bi, atual mestre da agremiação. Decisão que foi reconhecida como um gesto que reflete a essência do Estrela: a união entre a experiência dos mais velhos e o vigor da nova geração.
Hoje, sob a presidência de Nailson Vieira, compositor e músico, o Estrela Brilhante continua a encantar Nazaré da Mata e o Brasil. Sua trajetória é marcada por conquistas significativas, como a participação no filme Baixio das Bestas, do cineasta Cláudio Assis (2007), e em documentários para a TV Escola.
Além disso, o grupo já foi vice-campeão do Grupo Especial do Carnaval do Recife, em 2014, e 2017, e campeão do Grupo 1, em 2010 e 2013.
Para além das conquistas de títulos e premiações, cabe ressaltar que os seus ensaios, realizados em frente ao 2º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (2ºBPM), em Nazaré da Mata, são verdadeiros espetáculos.
Todos os anos, pessoas de todas as partes do paí, a exemplo de estudiosos, artistas, fotógrafos, documentaristas e amantes da cultura popular se reúnem para celebrar a riqueza do maracatu de baque solto. É uma festa que transcende o carnaval, um momento de resistência e celebração da identidade pernambucana.
Nos últimos anos, o Estrela Brilhante tem ampliado seu alcance. Em 2021, tornou-se Ponto de Cultura, por meio do edital do Governo do Estado de Pernambuco e Ministério da Cultura (MinC). Um reconhecimento importante para sua atuação na preservação e difusão da cultura popular.
Em 2022, iniciou o Projeto Matinada, que teve como objetivo a organização e estruturação do grupo. No mesmo ano, também realizou a 7ª edição da Festa da Alvorada, um evento que já se tornou tradição na região.
A participação do Estrela Brilhante no Festival Lula Livre, em 2019, também marcou a história do grupo. Na ocasião, o ex-presidente Lula foi presenteado com uma camisa do maracatu, e ensaiou tocar o trompete ao lado dos músicos, que simbolizavam a força da cultura popular na luta por justiça e democracia.