4 de outubro Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate a Endemia.

4 de outubro Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate a Endemia.

No caso do Agente Comunitário de Saúde, é ele quem está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade. Ele se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce.

Sua ação favorece a transformação de situações que afetam a qualidade de vida das famílias, como aquelas associadas ao saneamento básico, destinação do lixo, condições precárias de moradia, situações de exclusão social, desemprego, violência intrafamiliar, drogas lícitas e ilícitas, acidentes.

O agente comunitário de saúde – ACS é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) e a comunidade.

Já o Agente de Combate às Endemias – ACE – é o profissional que trabalha vinculado a uma equipe de vigilância em saúde, mas que deve atuar de forma conjunta com a equipe de saúde da família sempre que possível.

Além de promover ações de educação em saúde junto à comunidade e de informar à população sobre os riscos das doenças, o Agente de Combate às Endemias também realiza visita aos imóveis e outras localidades com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de Chagas; atua no controle de roedores e na prevenção de acidentes por cobras, escorpiões e aranhas; e participa das ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva.

Parabéns a todos nossos ACE e ACS!